Remédios naturais para evitar o ressecamento da pele

É importante seguir alguns conselhos para evitar ou, pelo menos, impedir o agravamento do ressecamento da pele.

É importante seguir alguns conselhos para evitar ou, pelo menos, impedir o agravamento do ressecamento da pele.

  • Evite tomar banhos muito quentes:As duchas e banhos excessivamente quentes são muito agressivos para a pele, que pode ficar bem ressecada. O ideal é optar pela água morna para evitar danos e ressecamento. Também é recomendável hidratar o corpo com um creme ou óleo hidratante após o banho ou ducha. Pessoas com a pele seca podem ser beneficiadas pela hidratação enquanto a pele ainda estiver úmida.
  • Beba água suficiente: Parece óbvio, mas é muito importante beber a quantidade de água necessária para hidratar a pele corretamente. Recomenda-se beber, pelo menos, 1,5 a 2 litros de água por dia.
  • Evite produtos que possam causar irritação: A pele seca é mais sensível e propensa a irritações. Assim, é importante optar por sabonetes suaves, sem perfumes, corantes ou outros agentes químicos que podem ser agressivos. Além disso, evite o contato com produtos de limpeza e ingredientes químicos fortes. Se for inevitável, sempre use luvas.
  • Use umidificador: O clima e o ambiente também contribuem para o ressecamento da pele. Por isso, é recomendável usar um umidificador para manter a casa com as condições climáticas adequadas, mesmo que o ambiente esteja excessivamente seco. Não se esqueça de que tanto o ar condicionado quanto a calefação ressecam muito a pele. Portanto, o umidificador pode ajudar a compensar esse problema.
  • Consuma ingredientes com ácidos graxos ômega 3: Os ácidos graxos ômega 3 são muito benéficos para manter a saúde e a hidratação da pele.
  • Consuma antioxidantes: Os antioxidantes, especialmente a vitamina E, são essenciais para os cuidados e a regeneração da pele. A substância ajuda a combater e a reparar os danos causados pelo ressecamento.
  • Evite o sol: Os raios solares ultravioletas podem ser muito prejudiciais e causar danos e ressecamento na pele. Por isso, é recomendável evitar o sol, sobretudo no meio do dia. Além disso, use sempre protetor solar para proteger e hidratar a pele. Por outro lado, tomar sol normalmente está relacionado à piscina ou à praia. Tanto a água salgada como aquela tratada com cloro ressecam a pele em excesso. Portanto, não deixe de hidratar o corpo corretamente depois do banho.
  • Vista roupas adequadas: Os tecidos sintéticos podem ser agressivos para pessoas com pele sensível e seca e causar mais irritação e descamação. Assim, é importante optar por tecidos naturais e respiráveis como, por exemplo, algodão, linho ou seda. Entretanto, embora também seja um tecido natural, a lã não é recomendável, pois pode ser muito agressiva e causar irritações.
  • Evite o tabaco: O tabaco é repleto de toxinas e ingredientes químicos muito prejudiciais para a saúde, os quais afetam diretamente a pele. Portanto, fumar causa ressecamento e envelhecimento prematuro da epiderme. Evite o cigarro por completo. Isto é essencial para manter a pele saudável.
  • Consulte um médico: O ressecamento excessivo da pele pode ser indicativo de alguma doença subjacente, como diabetes, hipotireoidismo, problemas renais e até câncer. Por isso, se você perceber que o ressecamento de sua pele está muito acentuado, procure um médico o quanto antes.

Deixe seu comentário