Ter um estilo de vida saudável pode reduzir os sintomas da menopausa

O Fazer exercícios de maneira frequente e evitar o tabaco e o consumo de produtos industrializados, como bebidas com gás e álcool, diminui os sintomas causados pela chegada da menopausa.

O incentivo a uma vida saudável e a manutenção de um peso corporal adequado a cada pessoa contribui para o bom funcionamento do organismo e exerce um efeito protetor com o passar do tempo.

Os profissionais acreditan que, se a mulher tiver bons hábitos desde a infância e a juventude, isto a afetará positivamente, até mesmo na terceira idade.

A palavra “climatério” significa “fase crítica”; em termos biológicos, indica que os ovários deixaram de executar suas duas funções principais: produzir óvulos para possibilitar a gravidez e produzir hormônios como estradiol e estrogênios, principalmente.

Entretanto, se a pessoa cuidar da saúde

O médicos comentan que o estrogênio, unicamente, tem mais de 100 funções. O hormônio tem a ver com praticamente tudo no corpo da mulher. É por isso que, em torno dos 48 anos de idade, as pacientes apresentam uma série de mudanças, geralmente conhecidas como menopausa.

Isto pode acontecer entre os 40 e os 55 anos de idade. Depende de muitas situações como, por exemplo, hereditariedade. Entretanto, se a pessoa cuidar da saúde, ainda que o médico prescreva um tratamento de reposição hormonal, os sintomas serão menos intensos e o climatério será mais tranquilo, em comparação com o mesmo período da vida de mulheres que têm hábitos de vida prejudiciais para a saúde.

O especialista orienta que a população em geral cuide da alimentação e hidrate-se adequadamente, com água pura. Outra recomendação é praticar, pelo menos, 30 minutos contínuos de exercícios por dia.

Manter um contato direto com seu médico particular ajuda a detectar os primeiros sintomas da menopausa (‘calores’, taquicardia, calafrios) de maneira oportuna e, consequentemente, possibilita o início de um tratamento adequado para que as mulheres não percam a qualidade de vida.

Deixe seu comentário